Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Def Limit

Definir é limitar.

Def Limit

Definir é limitar.

05.09.19

..aqui há gente


Ana

Alentejo: Barragem do Maranhão Alentejo: Barragem do Maranhão vista da ponte de Ervedal (Agosto 2019)

© fotografia Armando Varela

 

Este é o mundo que me rodeia. Temperaturas extremas, secas extremas, vinhas, olivais intensivos, desertificação e abandono. Tomei agora conhecimento, via Quercus, que a desertificação está fora da agenda política.

 

«(…)

A auditoria do Tribunal da Contas é clara e revela a falta de atenção dada ao assunto pelos governos, pelos partidos da oposição e pela Assembleia da República.

 

Sendo a desertificação um problema que afecta gravemente o país, especialmente o Sul, e agravada pelos fenómenos de alterações climáticas, como secas que têm vindo a ser observadas nos últimos anos em algumas zonas do território nacional, não se percebe que as medidas de um plano desenhado há 5 anos não tenham sido levadas a cabo, na prática, os recursos financeiros e humanos para as materializar sejam insuficientes, e que não tenham sido definidas entidades responsáveis para as executar.

 

Neste sentido, a Quercus apela ainda a que as instâncias competentes, nomeadamente, os ministérios do Ambiente e da Agricultura, criem as condições necessárias para que se coloquem, de facto, em prática, as medidas necessárias para combater o problema da desertificação de modo a atingir o objectivo da neutralidade da degradação dos solos até 2030.

 

O problema da desertificação é demasiado importante e não é admissível que esteja fora da agenda política nacional.»

 

Votos? Números? Aqui há gente, há vida que merece respeito e consideração! A vossa linguagem matemática não me cativa.